A PESSOA.

PESSOA:
do Lat. personas. f.,
ser ou criatura da espécie humana;
ser moral ou jurídico;
personagem;
individualidade;
Hoje, quero agradecer à uma pessoa. uma só.
Provavelmente esta pessoa não vai ler, e se ler não vai saber que escrevi isto pra ela.
Mas entre tantas outras coisas que sinto, existe uma gratidão infinita.
Porque eu definitivamente não seria quem eu sou sem esta pessoa na minha vida, não sei se seria melhor ou pior, mas não seria eu. Minha história, ou melhor, minhas histórias, seriam outras, meus medos, seriam outros, minha postura (muito provavelmente) seria outra, minhas dores (algumas delas) seriam outras.
É lógico que eu sei, que, já há algum tempo outras pessoas, também influenciaram, também trouxeram histórias e dores, mas eu já estava feita, ai, nessa hora, eu já era eu.
Acontece, que acredito eu que nem todo mundo, vê um resultado tão positivo desse tipo de interferência. Gosto muito do que me tornei como resultado das coisas que disse em cima. Uma pessoa que mal ou bem eu vi crescer, cresceu e ficou gigante.
Essa pessoa, não tem idéia, de como alguem no mundo quer o melhor da vida, todo dia pra ela. Não tem idéia do tamanho desse agradecimento, nem da quantidade de coisa boa que está aqui muito bem guardada, e eu só tenho porque me foi dado. Essa pessoa, não sabe que me ajuda todo dia a lembrar que as dores, mesmo as piores, ficam pelo caminho, são levadas com o vento. E que, felizmente, nem tudo passa.

Axé, pra quem é de Axé.


Ontem fui num sambinha, bem bacana por sinal (o som), e assim, do nada, me deu uma saudade da Umbanda. Me deu uma vontade de sair correndo de la, e entrar em um centro de Umbanda, foi uma coisa meio sem explicação, que eu não posso negar que de tempos em tempos me da, quando eu ouço um bom tambor batendo...

Por isso, queria escrever aqui, duas musiquinhas (pontos), porque nós sabemos que quando o bicho pega, de um jeito ou de outro, eu sempre dou meu pulo lá.


" Ele é preto velho, ele anda devgar. Olhai quem corre e cansa, ele anda devagar."

" Ogum Dilê, não me deixa sofrer tanto assim, Ogum Dilê não me deixa sofrer tanto assim.
Quando eu morrer vou passar lá na Aruanda, quero ver Ogum, saravá filho de Umbanda.
Quando eu morrer vou passar lá na Aruanda, quero ver Ogum, saravá filho de Umbanda.
Se meu pai é Ogum, Ogum, vencedor de demanda, ele vem de Aruanda pra salvar filho de Umbanda."

"Força interior.
Mas você não sabe.
Garotinhas boas nunca se mostram.
Quando você for abrir bem a boca para falar.
Poderia ser um pouco frágil?
Você sabe...Como se sente uma garota?
Você sabe...Como se sente uma garota neste mundo?
Cabelos que se enrolam nas pontas dos dedos tão delicadamente, baby
Mãos que descansam sobre o quadril arrependendo-se
Mágoas que não deveriam ser mostradas
E lágrimas que caem
Quando ninguém sabe
Quando você está tentando muito ser a melhor.
Poderia ser um pouco menos?
(...)
Força interior.
Mas você não sabe.
Garotinhas boas nunca se mostram.
Quando você for abrir bem a boca para falar
Poderia ser um pouco frágil?"

Pra Gi.

Amor,

Ai, um colorido. Aqui.
No Espírito, eu vou demorar mais um pouquinho, porque eu quero colorir bem bonito, como nunca foi.
Te amo. Obrigada.

Do céu amor vai chover.

"To vitimado no profundo,
poço na poça do mundo,
do céu amor vai chover,
Tua pessoa Maria.
Mesmo que doa Maria.
Tua pessoa Maria."


"Não quero morrer com certezas.
- então vá se foder! E estrague logo esse lindo!
Escuto música às alturas.
Quero somente amortecer os erros.
E mudar de idéia.
Quem sabe o porquê do que?
- O que vc está falando mulher?
Nada, nada... e só a vida enchendo o saco com surpresas.
Queria ser do século XVII, arfar o peito e ajoelhar num confessionário de Madeira de Lei
... Eu não entendo porra nenhuma de madeira, entendo de culpas"


"Mas a musica que toca no meu peito é tão agitada.
Quero o pensamento solto,
quero deitar na cama e pensar livremente,
não quero lembrar de traições,
não quero lembrar de nada.
Quero a amnésia da pura calma.
Não quero invejas,
não quero rancores,
não quero Baudelaire.
Quero pensamento azul,
Deitar-me em lençóis brancos
E ter na alma margaridas de miolos amarelos.
Não quero que meus versos sejam belos.
Não quero poesia.
Pronto!
Não quero poesia
Porque não quero mais nada.
- Mas a música...
Nem memso a inteligência
Nem a cultura
Nem a beleza que, dizem alguns, ser minha.
(...)
- que toca em meu peito...
Não me venha com desculpas
Não me venha com flores que você gosta
Quero só a calma de quem consegue do dormir
É tão agitada"

De repente encenações amanhecem como puras verdades. Parte II

"Mulheres são assim, dramáticas. Exageradas. Excessivas. Mas quando é necessário encarar uma boa mesa de operação, seja pra tirar uma mama ou lipoaspirar um culote, fazem-se a sensatez em pessoa. Fortes, jamais fogem feit homens. Homens adiam médicos enquanto sentem dor. Morrem de medo de exames, não suportam a idéia de vasculhar doenças. Preferem ter um saco deformado a fazer uma cirurgiazinha de próstata. Mulheres são acostumadas com dor. O primeiro dos homens não tinha sequer nascido e a primeira das mulheres já sofria o primeiro dos partos. Mulheres adoecem todo mês. Muitas se dobram em cólicas. Outras têm o humor estilhaçado em pedaços. Todas incham, engordam à toa. Esquentam, esfriam. Ficam medonhas. Marmanjonas com peles explodindo em espinhas. E depois, quando engravida, vem aquela saga maldita, que todo mundo conhece, enjôos, depressões, bexigas soltas, estrias. Então amamentam, amamentam e voltam a sangrar. Mas, ai já estão tão esgotadas dessa lenga lenga maternal, que clamam por um ob., um modess, uma colicazinha pelo amor de Deus. Passam-se os anos e, com eles outras gestações, filhos ingratos, maridos ausentes, rugas. Um belo dia, pimba. frios, calores. Confusão mental. A temporada esquizóide que chamam mnopauza. Finalmente elas estão maduras e malucas. Sim, as fêmeas são dramátcas. Não, não vão sobreviver a uma cara repleta de perebas. Choram e riem. Tudo parte de um grande estratagema cênico, algo para disfarçar o grande e verdadeiro drama: nascer mulher."
Partes I e II - Fernanda Young - Cartas para alguem bem perto.

De repente encenações amanhecem como puras verdades. Parte I

"Chegou a conclusão de que todos os homens têm obrigação de servir às mulheres. Plenamente. Sem medir esforços. Elas em troca, oferecem beleza, sensibilidade, humor, sexo e discernimento. Um negócio justo - justiça esta que só começou a ser considerada muito recentemente, a partir de mais ou menos a metade deste século. As mulheres vêm de milhares de anos sem privilégios. Os jornais narram atrocidades mesmo nos dias atuais; nascer mulher nunca foi um golpe de sorte em qualquer das culturas conhecidas, primitivas ou civilizadas. Pois as fêmeas sempre arcam com a pior parte da experiência humana sobre a Terra. Parir, perdoar e varrer a casa. Ariana se amaldiçoa diariamente pelo fato de haver nascido mulher. E - só por este detalhe - ter que. Ter que se fazer de louca quado um obreiro berra: ô bocetão! Ter que se fingir de burra quando um idiota qualquer se sente no direito de lhe dar uma cantada, mesmo alguma coisa mais elegante do que a do ô bocetão! Ter que atravessar a rua, para evitar passar na frente de um bando de homens distintos, pois eles vão dizer, com ruídos e olhares, ô bocetão! Só sendo mulher pra entender quanto o simples fato de existir pode ser humilhante. Quanto você decididamente não quer que um mameluco desdentado ou um executivo mauricinho passe por você rosnando"

Chorei demais pra escrever isso, mas o choro começou triste e acabou como agradecimento.


Bom, o primeiro post pessoal. Pra reescrever coisas que já escrevi várias vezes na minha vida, pra me relembrar.

1- Há uns 3 anos atrás escrevi no meu orkut que tinha perdido a arrogância de dicutir com Deus, e agora tudo acontece de novo pra que eu possa ver o quanto minha humildade é rasa, o quao arrogante eu ainda sou, o quão minha dor varias vezes me torna burra. E isso me envergonha muito, porque depois de tudo o que já aconteceu na minha vida eu sei que não tenho esse direito. Eu ainda não consigo agradecer. Mas mesmo assim, mesmo com toda essa arrogância de querer julgar o que eu mereço ou não, mesmo assim, Ele não desiste.


2- Há um tempo atrás (+- na mesma época) escrevi também que apesar de parecer (agora) q as coisas não estão funcionando, eu não me arrependia, ou melhor, continuava me orgulhando muito do meu caráter, que pode até não ser unânimidade, mas me basta pra dormir tranquila e acreditar que uma hora a coisa melhora. Escrevi umas outras coisas sobre caráter também que não vou reescrever, quem estava lá, na época, sabe. Cada um no seu quadrado.


3- Ainda sobre coisas que já disse milhares de vezes, e esta parte definitivamente é a MAIS importante, quero deixar claro a única coisa que está clara na minha cabeça, eu tenho sorte. Eu sei que no fundo todo mundo pensa que tem os melhores amigos do mundo, mas não é verdade. Eu não tenho como qualificar as pessoas que tenho na minha vida, não tenho como graduar ou agardecer, não tenho como explicar, nem pra eles.


Não se explica qual é a sensação de ser salva de enlouquecer (varias x durante anos); não se explica atenção; tempo; interesse; respeito; disponibilidade; não se explica EMPENHO.


Como se agradece às pessoas que deixam claro que farão qualquer coisa que te deixe melhor?
Como se agardece às pessoas que te mostram o tempo todo o que você merece, quando nem você mesma acredita nisso.


Não se explica alguem te ligar pra saber se vc esta bem, antes do cinema começar, com a monografia atrasada, alguém que te fala 'se quiser dormir na casa do meu namordo, vai, se não quiser eu vou ficar com vc' alguem que respeita vc não querer falar, mesmo estando preocupada, alguem que você sabe que pode acordar qualquer hora da noite. Como se explica um monte de menino fofos e "desajeitados" tentando animar a gente? Fora isso um monte de gente que não está tão por perto mas que sempre deixa saber, que se eu precisar, ressurge, a qualquer hora. Se alguem souber me explica aqui, que eu explico pra eles.


4- Ultima reafirmação, também já escrevi uma vez que o amor que tenho pelos meus amigos, é maior do que qualquer coisa que eu conheço até agora, que muita gente questiona, nossa amizade, meu posicionamento em relação a eles e meus motivos, eu lembro exatamente do que escrevi anos atrás "Eu não sou tão boa, meu amor por eles está cheio de motivos e razões, pra quem precisar, eu não preciso" Hj como o motivos do texto são outos, escrevi uns exemplos que não são 1/100 do todo.


Dizem por ai "não se agradece carinho", acho que acabei de descobrir, que não é porque não precisa. É porque não tem como. Vai soar muito tosco pra mim, muito, mais muito pouco, perto do tamanho da minha gratidão. Mas vou fazer do jeito que eu sei:


Muito obrigada, muito obrigada, eu espero do fundo do coração que Deus lhes pague, porque eu não sei se eu teria como. Só posso agradecer, estar INTEIRAMENTE a disposição, me desculpar por toda minha incopetência varias vezes como amiga, e dizer que eu amo vcs, com motivo e razão.